1. O mais importante é a SEGURANÇA: anda bem visível e usa sempre luzes de circulação diurnas à frente e atrás, capacete e roupa de alta visibilidade com cores fluorescentes de dia e com elementos refletores à noite. Idealmente, usa um colete refletor e roupas claras. Também é importante verificar a sua bicicleta antes de sair, não te esqueças que é um veículo que tem de te levar em segurança até ao destino em tráfego aberto. Verifica a pressão dos pneus, a bateria das luzes e certifica-te de que os travões e as mudanças estão bem ajustados. Se houver uma ciclovia, usa-a. Sinaliza com antecedência os teus movimentos quando viras à esquerda, à direita e quando travas, usa a campainha e não uses auriculares que te impeçam de ouvir os sons à tua volta.
2. EQUIPA A TUA BICICLETA: Dependendo do que precisas levar contigo, pensa em colocar um porta-bagagem para libertar as costas do peso e do calor que as mochilas provocam. Nele, podes colocar uma ou duas bolsas para transportar as suas roupas de troca, o portátil, uma toalha, e uns sapatos. Se costumas levar pouca coisa, podes optar por uma bolsa de guiador. Existem também outros acessórios interessantes, como espelhos retrovisores que permitem ver o tráfego atrás sem teres de virar a cabeça ou perder a atenção para o que se passa à frente. Finalmente, equipa a tua bicicleta com um conjunto de ferramentas básico (câmara, kit de reparação de furos, bomba, multiferramenta, etc.).
3. Estuda o MELHOR CAMINHO: Tenta arranjar alternativas seguras, como ciclovias ou zonas com menos tráfego. Lembra-te que há momentos em que o percurso mais curto não é o mais recomendado. Regra geral, as ruas paralelas às grandes avenidas oferecem-te a forma mais segura de chegar ao teu destino. Mais, quanto mais plano for o percurso, melhor!
4. Faz o percurso com TRANQUILIDADE: se não tiveres chuveiros na tua empresa, a melhor maneira de fazer o percurso a pedalar é tranquilamente, sem pressa e sem pedalar com grande esforço. Também podes optar por uma bicicleta elétrica que vai ajudar-te a chegar menos fatigado e em menos tempo. Vais trabalhar, não é uma corrida. Sai com tempo suficiente e pedala suavemente, não faças as subidas em esforço intenso para não suares mais do que a conta. Deixa no escritório roupas extras, produtos de higiene pessoal, toalha, etc.. Desta forma poderás carregar menos peso na tua bicicleta todos os dias. Podes optar por guardar no teu trabalho um kit de muda no qual tens: uma muda de roupa, desodorizante, perfume e qualquer outro produto.
5. PROTEGE a TUA BICICLETA dos amigos do alheio: A situação ideal seria a tua empresa permitir guardar as bicicletas no interior, numa garagem ou numa sala. Se isso não for possível, há três coisas que podes fazer para evitar que te roubem a bicicleta. Estaciona a tua bicicleta num lugar bem visível e bem iluminado. Usa pelo menos um, e de preferência dois cadeados. Embora os melhores cadeados não sejam baratos, protegerão melhor a tua preciosa bicicleta. Retira itens vulneráveis de serem tirados da tua bicicleta, tais como luzes, sacos acessórios, campainha, e até o selim/espigão se usares um aperto rápido.